WALLET OU CARTEIRA DE BITCOIN é um software onde os Bitcoins são armazenados.

Uma wallet, (em Português carteira) de Bitcoin é um programa para enviar e receber Bitcoins, armazenar Bitcoins e monitorar os saldos de Bitcoin. Assim como você precisa de um programa de e-mail como o Outlook ou o Gmail para gerenciar seus e-mails, você precisa de uma carteira para gerenciar seus Bitcoins.

A carteira faz uma ligação com uma cadeia de bitcoin,  (cadeia de blocos) Blockchaim - esse livro-geral global de transações de bitcoin já detalhamos em nosso post, o que é Bitcoin .

Como carteiras monitoram os endereços de Bitcoin na cadeia de blocos e atualizam com cada transação.

Esta é uma das coisas mais importantes a respeito de uma carteira: O QUE DEFINE UMA CARTEIRA É ONDE SUA CHAVE PRIVADA É ARMAZENADA

Uma chave privada? Mas o que isso significa? 

Bem, uma chave privada é apenas uma série muito longa de números e letras (34 caracteres) que atua como uma senha da sua carteira Bitcoin. É o número de sua Carteira, a qual te capacita para enviar seus Bitcoins para outras pessoas.

Você também pode pensar nisso como coordenadas secretas para localizar seus Bitcoins. Em outras palavras, conheça sua chave privada sobre o seu Bitcoins.

A chave privada também é usada para gerar seu endereço Bitcoin - isso é exatamente como seu endereço de e-mail.

Esse endereço é algo que você é para as pessoas que querem enviar-Bitcoins.

No entanto, mesmo com o endereço Bitcoin gerado através da chave privada, não há como descobrir a sua chave privada apenas examinando um endereço Bitcoin.

Para resumir, uma função principal da carteira é a criação, armazenamento e uso da chave privada. Em outras palavras, automatiza uma complexa criptografia de Bitcoin para você.

À medida que as carteiras de Bitcoin foi evoluindo, outros tipos de carteiras HD (determinista hierárquico), foram criadas.

Como carteiras HD geram uma frase inicial conhecida como semente (palavras de semente) ou frase mnemônica. Esta semente é uma série de palavras comuns que você pode memorizar em vez da chave confidencial longa e confusa.

( Você já tentou criar uma carteira, já que não é o que é para pedir para guardar pelo menos 12 palavras aleatórias.)

Mais tarde, seja sua cartaira destruída ou roubada, você pode inserir essas palavras para reconstruir uma chave privada.

Além disso, uma carteira semente pode criar muitos endereços Bitcoin, todas as transações enviadas para endereços criados pela mesma semente farão parte da mesma carteira.

Como estas chaves e sementes privadas possuem poder completo sobre seus Bitcoins, eles devem ser mantidos secretos e seguros. Se você não guardar bem sua chave privada, os bitcoins que ela controla podem ser irremediavelmente perdidos.

Uma carteira Bitcoin padrão criará um arquivo wallet.dat contendo sua chave privada. Deve fazer um backup do arquivo, copiando-o para um local seguro, como uma unidade de criptografada em seu computador, uma unidade flash externa ou até mesmo copiar para um pedaço de papel e escondê-lo.

Uma cartaira HD, por outro lado, fornecendo uma frase de semente com até 24 palavras que você deve escrever em um lugar seguro.

A carteira Bitcoin vem em muitas formas: desktop, mobile, cloud (ou nuvem) e hardware são os quatro principais tipos de carteiras.

Além destes 4 tipos principais, eles se subdividem em cold e hot wallet. Entenda:

HOT E COLD WALLET

Todas as carteiras são classificadas como quentes ou frias. As que estão conectadas à internet ou estçao on-line são consideradas "quentes". Por outro lado, "frio" implica que está desconectada da internet.

'Cold' é considerado o mais seguro, portanto, recomendado para armazenar grandes quantidades de bitcoins ou para quem compra como investimento de longo prazo.

'Hot' é adequado para contas com acesso frequente, ou de investimentos.

Portanto, a melhor estratégia é usar o armazenamento a frio para propriedades de longo prazo e uma carteira quente para uso regular.

SOFTWARE WALLET

As software wallets são carteiras quentes que exigem o download de software para criar e usar uma carteira. Os programas de software estão disponíveis para plataformas de desktop e plataformas móveis como IOS e Android.

Os software para computador, como o Bitcoin Core, geralmente precisam baixar o Blockchain, que é maior que 100 GB de tamanho. Este pode ser um impecilho se sua internet não for muito veloz ou tiver armazenamento limitado no seu PC.

Felizmente, alguns softwares como o MultiBit permitem que você crie e use uma carteira sem exigir que você baixe as informações do Blockchain. Armory é outra alternativa popular, mas pode ser pouco difícil para usuários não-técnicos configurarem.

Os clientes de software são muito mais fáceis de usar em dispositivos móveis. Você pode baixar um aplicativo de carteira e começar a criar e usar sua nova carteira imediatamente. O MyCelium oferece um cliente de carteira robusto para Android e iOS completo com recursos de backup. Copay é outro excelente cliente de carteira, que não só está disponível para dispositivos móveis, mas também oferece a versão desktop. Você pode criar tantas carteiras quanto quiser, usando essas aplicações.

Mas você deve ter em mente que eles não são tão seguros quanto o computador / celular em que estão armazenados. É difícil, mas não é impossível, que um malware roube suas informações da carteira.

ONLINE WALLET OU WEB WALLET OU CARTEIRA ONLINE

Carteiras on-line ou web wallest são as mais fáceis de usar entre todos os diferentes tipos de carteiras quentes (conectadas na internet). Criar uma carteira online é tão fácil quanto se inscrever para uma nova conta no BlockChain ou em qualquer outro serviço similar. Além disso, você pode acessar sua carteira de qualquer dispositivo conectado à internet, de modo que fazer transações é quase intuitivo.

Com a comodidade se vai a segurança.

Mas há certos trade-offs de usar uma carteira online. Mais importante ainda, suas chaves privadas são armazenadas em outro servidor, o que poderia atrair hackers curiosos em todo o mundo para roubá-los. Por exemplo, em 2014, os hackers roubaram o equivalente a 460 milhões de dólares da exchange MT Gox. As carteiras online devem ser usadas apenas para fazer pequenas transações diárias. Se você armazena um grande número de Bitcoins, você tem ficar longe de carteiras online.

PAPER WALLETS OU CARTEIRAS DE PAPEL

Paper wallet ou carteira de papel é só um nome esquisito para imprimir suas chaves públicas e privadas em um pedaço de papel tê-las como se fosse uma "carteira".

As carteiras de papel são mais seguras do que usar softwares ou carteiras on-line porque você fisicamente tem suas impressões em um pedaço de papel. Como você pode ter adivinhado, é um método de armazenamento frio, pois está offline.

A maioria dos serviços de carteira online / software permitem que você imprima suas chaves de carteira existentes.

Embora seja mais seguro do que as concorrentes on-line, uma carteira de papel pode ser rasgada, danificada ou destruída de muitas maneiras, porque, você sabe, é um papel. Portanto, é importante fazer várias cópias físicas deste papel e certificar-se de mantê-lo dentro de um armário ou outro local seguro e de preferência com outras cópias em locais seguros.

HARDWARE WALLETS OU CARTEIRAS DE HARDWARE

As carteiras de hardware são dispositivos independentes de armazenamento frio e de hardware que geram chaves ao mesmo tempo, fazendo uma transação. Eles são dispositivos em forma de USB, que devem ser conectados ao seu computador enquanto fazem uma transação.

As carteiras de hardware são protegidas do seu malware normal do computador porque ele gera chaves privadas offline, no próprio dispositivo.

Elas são extremamente úteis para usar e não requerem a compreensão de detalhes técnicos complexos. Eles também fornecem opções de backup seguros, para que você não perca o acesso à sua carteira. Eles também podem ser protegidos com uma senha para combater o roubo.

No geral, como você carrega suas chaves privadas junto com você o tempo todo e é propenso ao malware do computador, as carteiras de hardware são a opção mais segura.

Se você negociar regularmente em Bitcoins, você definitivamente deve investir em carteiras de hardware como a carteira TREZOR ou Ledger. Vale a pena o investimento e a tranquilidade adquirida!

QUAL TIPO DE CARTEIRA DE BITCOIN DEVO USAR?

Se você usa Bitcoin para fazer pequenas transações com freqüência ou você é pouco abençoado quando se trata de habilidades técnicas, as Carteiras Online são as mais fáceis de usar. Se possível, você deve substituir as carteiras online com as carteiras móveis ou de desktop mais seguras.

Se você não gosta da idéia de confiar em terceiros com suas chaves privadas, então a Carteira de Papel é o caminho a seguir. Lembre-se, você será responsável por manter a carteira de papel segura em todos os momentos.

Gastar dinheiro e investir em uma carteira de hardware é talvez a opção mais segura disponível no momento.

Estes são os 4 tipos diferentes de carteiras Bitcoin que você pode usar para armazenar seus Bitcoins.